A juventude diariamente é chamada a despertar e mostrar o seu potencial, mostrar suas habilidades, suas capacidades e ajudar a mudar a ideia errada que existe de que a juventude de hoje está “PERDIDA”.
Uma forma de fazer isso é o jovem ser AMBICIOSO. Quando falo de ser ambicioso, não falo de agir querendo tudo para si ou agir de forma egoísta. Refiro-me a AMBIÇÃO DE PROPÓSITOS, ambição de objectivos.
O jovem hoje, se quiser ser bem sucedido, precisa ter ambição nos seus propósitos, sonhar cada vez mais alto e não se contentar com o suficiente. Cada Jovem desta angola precisa ter em mente e agir de formas a que cada dia seja uma oportunidade de superar o anterior, se o ontem foi bom, o hoje deve ser melhor que o ontem e assim por diante, isso é ambição de propósito e para ter isso, o jovem precisa se empenhar firme naquilo que faz, precisa ter uma CAUSA DIÁRIA e estar COMPROMETIDO com esta causa, só assim será bem sucedido.
É cada vez mais presente nas organizações [EMPRESAS] a exigência por um NOVO TIPO DE TRABALHADOR, que tome atitudes mais elaboradas e intelectualizadas.
As empresas parecem não mais necessitar de profissionais estritamente técnicos, mas de pessoas voltadas para processos de interpretação, elaboração e transformação, ou seja, em lugar de uma especialização rígida, busca-se maior flexibilidade, raciocínio lógico e capacidade de adaptação, de aprendizado, de comunicação, de trabalho em equipe, de TOMADA DE DECISÃO, de avaliação dos resultados e de identificação e solução de problemas.
Entretanto, para obter esse novo tipo de trabalhador, as empresas não podem depender exclusivamente da oferta do mercado de trabalho. As organizações têm a possibilidade de formar internamente os profissionais com o perfil ideal, preparando-os para lidar com as mudanças intrínsecas ao novo processo produtivo.
Através de treinamento actualizado, os funcionários tornam-se mais adaptáveis às mudanças, criando condições para sua permanência na empresa e para concorrência com a mão-de-obra externa, falo da concorrência com a mão de obra externa porque nos últimos dias, temos notado a existência de cada vez mais profissionais expatriados no nosso mercado, a concorrer pelas mesmas vagas que nós nacionais, precisamos estar preparados para todo tipo de concorrência. Mas isso só é possível se o funcionário em questão mostrar indícios de QUERER DESENVOLVER, mostrar o seu potencial e indícios de ser um trabalhador de sucesso. É necessário que o Jovem trabalhador seja comprometido com o seu trabalho, que é a sua causa.
Um certo tipo de MERITOCRACIA está sendo formado, na mente dos líderes da actualidade, para que permaneçam nas organizações, como em uma selecção natural, somente pessoas realmente adequadas à execução dos serviços propostos, pessoas que mostrem potencial na execução das actividades requeridas e com poder de tomada de decisão, pessoas PRO-ACTIVAS, aquelas que estão numa posição por mérito próprio.
JOVEM ANGOLANO, lutador nato, você está pronto para ser esse novo modelo de profissional?
Desperte para o TEU FUTURO e seja BEM SUCEDIDO.
Sem comentários:
Enviar um comentário