segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ser Cidadão Vs Ecocidadão



O Homem é mais do que um feixe de relações visto que, se as relações são, muitas vezes, inevitáveis, os vínculos traduzem um acto de escolha, uma deliberação. Por isso somos sempre responsáveis pelos vínculos que cativamos. Cidadão não é um ser imaginário ou uma abstração. Cidadão só existe na relação com seu concidadão. Assim, a cidadania é o vínculo entre os cidadãos, é o que, justamente, os torna cidadãos. Uma sociedade é formada por cidadãos e não simplesmente por indivíduos. 
A cidadania comporta um feixe de manifestações e pressões sociais exercidas por indivíduos, associações, coletividades ou grupos sociais na defesa de seus interesses, pois ela é um processo histórico de conquistas populares, por meio das quais, uma sociedade vai se tornando consciente e organizada, capacitando-se a conceber e efetivar um projeto próprio de desenvolvimento.
O Estado Angolano, um estado democrático,assiste hoje à mobilização de ONGs, Fundações e movimentos de grupos, classes, categorias, na reivindicação de direitos ou ações que busquem sua efetividade, é uma prática bem comum a manifestação de cidadania, porque o cidadão não pode ficar impávido as mudanças que ocorrem quando estas não o beneficiam, o dever do estado é garantir o bem comum, criar a união na multiplicidade, porque apesar de cada um de nós ter as suas necessidades, seus medos, seus desejos, seus segredos e escolhas, todos buscamos apenas por um sumo bem, o bem maior para cada um, essa busca pode ser alargada para o sumo bem comum, um bem maior para todos.


Contudo, além de ser cidadãos, precisamos ser ecocidadãos. Importa sim, se o estado cumpre ou não com suas obrigações, mas muito mais importante que isso, é o cuidado com o próprio homem, o cuidado e  maior preocupação com a sua principal fonte de recursos que é a natureza. Tudo que nós utilizamos para nossa sobrevivência, vem da natureza. Cada um de nós deve ser responsável pela natureza e sua preservação. Através de gestos simples como: Não deixar a torneira aberta quando se escova os dentes; plantar 10 árvores quando abater uma; antes de realizar uma actividade, fazer um estudo do seu impacto sobre o ambiente; criar programas de sensibilização e preservação ambiental; ter sempre em mente que uma acção local pode ter um impacto global; pensar na reutilização do papel ao imprimir algum documento interno da empresa, estas e outras atitudes, são atitudes que mostram que o homem e a natureza não são inimigos e devem andar de mãos dadas pois se os recursos naturais se esgotarem, será o fim da própria humanidade.


Hoje a sociedade nos força ao consumismo exagerado, mas cada um de nós é capaz de encontrar soluções mais sustentáveis e que sejam mais práticas como a utilização de um mesmo espaço para várias actividades. As empresas ecocidadãs, tem sempre em sua linha de acção os cuidados com as questões ligadas a alguns procedimentos básicos de saúde, segurança e preservação ambiental. Hoje em dia, uma empresa com bases ecológicas no seu pacote de responsabilidade social, tem melhores possibilidades de ser bem sucedida e mais facilmente vê suas portas abertas pela capacidade de influenciar outras empresas a gerar rendas sem, no entanto, destruir a natureza. Uma empresa ecocidadã não está preocupada apenas com o seu negocio, ela se preocupa, acima de tudo, com o bem estar de todos envolvidos e com a preservação da sua principal fonte de geração de rendas, a natureza. A isso eu chamo "Qualidade de Vida no Encontro Com a Natureza".

sábado, 17 de janeiro de 2015

Um Novo Perfil Profissional

A juventude diariamente é chamada a despertar e mostrar o seu potencial, mostrar suas habilidades, suas capacidades e ajudar a mudar a ideia errada que existe de que a juventude de hoje está “PERDIDA”.




Uma forma de fazer isso é o jovem ser AMBICIOSO. Quando falo de ser ambicioso, não falo de agir querendo tudo para si ou agir de forma egoísta. Refiro-me a AMBIÇÃO DE PROPÓSITOS, ambição de objectivos.

O jovem hoje, se quiser ser bem sucedido, precisa ter ambição nos seus propósitos, sonhar cada vez mais alto e não se contentar com o suficiente. Cada Jovem desta angola precisa ter em mente e agir de formas a que cada dia seja uma oportunidade de superar o anterior, se o ontem foi bom, o hoje deve ser melhor que o ontem e assim por diante, isso é ambição de propósito e para ter isso, o jovem precisa se empenhar firme naquilo que faz, precisa ter uma CAUSA DIÁRIA e estar COMPROMETIDO com esta causa, só assim será bem sucedido.

                                          
É cada vez mais presente nas organizações [EMPRESAS] a exigência por um NOVO TIPO DE TRABALHADOR, que tome atitudes mais elaboradas e intelectualizadas.

As empresas parecem não mais necessitar de profissionais estritamente técnicos, mas de pessoas voltadas para processos de interpretação, elaboração e transformação, ou seja, em lugar de uma especialização rígida, busca-se maior flexibilidade, raciocínio lógico e capacidade de adaptação, de aprendizado, de comunicação, de trabalho em equipe, de TOMADA DE DECISÃO, de avaliação dos resultados e de identificação e solução de problemas. 

Entretanto, para obter esse novo tipo de trabalhador, as empresas não podem depender exclusivamente da oferta do mercado de trabalho.  As organizações têm a possibilidade de formar internamente os profissionais com o perfil ideal, preparando-os para lidar com as mudanças intrínsecas ao novo processo produtivo.

Através de treinamento actualizado, os funcionários tornam-se mais adaptáveis às mudanças, criando condições para sua permanência na empresa e para concorrência com a mão-de-obra externa, falo da concorrência com a mão de obra externa porque nos últimos dias, temos notado a existência de cada vez mais profissionais expatriados no nosso mercado, a concorrer pelas mesmas vagas que nós nacionais, precisamos estar preparados para todo tipo de concorrência. Mas isso só é possível se o funcionário em questão mostrar indícios de QUERER DESENVOLVER, mostrar o seu potencial e indícios de ser um trabalhador de sucesso. É necessário que o Jovem trabalhador seja comprometido com o seu trabalho, que é a sua causa.


Um certo tipo de MERITOCRACIA está sendo formado, na mente dos líderes da actualidade, para que permaneçam nas organizações, como em uma selecção natural, somente pessoas realmente adequadas à execução dos serviços propostos, pessoas que mostrem potencial na execução das actividades requeridas e com poder de tomada de decisão, pessoas PRO-ACTIVAS, aquelas que estão numa posição por mérito próprio.

JOVEM ANGOLANO, lutador nato, você está pronto para ser esse novo modelo de profissional?

Desperte para o TEU FUTURO e seja BEM SUCEDIDO.