sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Xé miudo não fala política.


Xé miudo não fala política.

Esta é a frase que tem entrado constantemente nos meus ouvidos e dado cabo dos meus olhos.
Em resposta a isso que apresentar o seguinte:
O facto de ser um cidadão pertencente a um pais com um sistema politico que representa (ou deveria representar) os interesses do povo, como cidadão as decisões politicas me afectam de todas as formas e por isso devo votar para escolher aquele que melhor representa os meus interesses. Ora, para poder analisar se os meus interesses estão a ser bem representados ou não eu preciso estar por dentro da vida politica do meu pais, isto não significa que eu tenho que ser associado a um determinado partido politico mas que eu devo me identificar com aquele partido que melhores planos tem e que sabe materializa-los, pois não basta ter planos – há que materializa-los. Assim, ao dar o meu voto a determinado partido, terei que obter regularmente informações relacionadas as suas actividades e é nisso que consiste o envolvimento do cidadão na vida politica do seu pais. A falta de habitação, a falta de qualidade na saúde, o fraco acesso ao sistema de ensino, as constantes violações aos direitos humanos e outros problemas que a minha sociedade enfrenta, são problemas que devem ser resolvidos pelos políticos que um dia foram eleitos pelo povo a nos representar na assembleia nacional. Apresento a ainda os seguintes silogismos:
Os problemas do povo são resolvidos pelos políticos
Eu sou o povo
Logo os meus problemas são resolvidos pelos políticos
E ainda
A democracia é o poder do povo em favor do povo
Eu faço parte do povo
Logo a democracia é o meu poder em favor de mim e dos meus irmãos
E assim, de silogismo a silogismo vamos alcançando a mais pura verdade de que todo o povo deve estar envolvido na vida politica de seu pais.
Quando a EDEL complica o abastecimento de energia o problema é do ministério da energia e afecta o povo (eu).
Quando a ELISAL não recolhe o lixo com regularidade, eu como povo é que sou afectado.
Quando o meu pais não experimenta uma qualidade devida razoável, aceite dentro dos padrões considerados normais, o problema é do governo que foi eleito para resolver os problemas do povo e obviamente me afecta directamente.
Como querem que eu não fale política se tudo é política?
Para terminar digo que só deixarei de falar de política quando um dia existirem no meu pais a justiça e igualdade, a democracia verdadeira e a qualidade de vida para todos. Não devo ser condenado pelos meus sentimentos expressos. Dizer a verdade não é um delito.


Sem comentários:

Enviar um comentário